sábado, 13 de março de 2010

Um sonho sem cores.

Hoje fui jantar fora com o Cássio, ali no Gonzaga mesmo. Fomos num restaurante árabe, tomar um lanchinho hihi. Ficamos pensando no que postar no blog e, quando nos demos conta, estávamos conversando sobre algo que poderia virar um post: o sonho dos cegos.


Sempre tive curiosidade em saber como os cegos sonhavam, principalmete as pessoas que já nasceram cegas. Como pode uma pessoa que nunca viu as cores, as árvores, o sol, uma outra pessoa, o céu e etc, sonhar? Será o seu sonho uma imensa escuridão? Poxa, isso seria triste, pois ao meu ver, sonhar é viver o que não pode, ter o que não pode, ser o que não pode. Na maioria dos meus sonhos eu me vejo numa universidade, ou em outro país, ou ainda, num apartamento gigante só pra mim... E um cego, o que pode idealizar em seus sonhos? O cinza, o escuro, o branco?

Andei pesquisando e descobri algumas coisas interessantes, as quais serviram-nos de resposta. Os cegos por natureza, ou seja, aqueles que já nascem cegos, sonham basicamente com sitações do cotidiano. Por exemplo, existem muitos que sonham estar caminhando com suas bengalas pela rua, conversando com seus amigos e parentes (sem vê-los, obviamente; através das vozes). Muitos afirmam que não podem ver, mas escutam, cheiram e falam.
Já em relação aos cegos que perderam a visão depois de certa idade, ou mesmo quando crianças, dizem que até certo ponto sonhavam com imagens, momentos vividos, lembranças. Porém, com o tempo, essas imagens vão esvoaçando pelos cantos e raras delas permanecem em seus sonhos. Ou seja, elas vão desaparecendo aos poucos, até se tornarem, muitas vezes, um cinza.

Após estudar sobre o tema, me senti previlegiada por sonhar com as cores, com os lugares e pessoas, os vendo como realmente são. Mas, ao mesmo tempo, tenho um incrível respeito e admiração por aqueles que não podem enxergar, mas em muitos casos, veem muito melhor do que os que possuem uma perfeita visão, fazendo disso um dom de criar o seu próprio mundo e ser feliz do jeito que pode.

1 gotinha(s) de chuva:

~* Bruna Morais disse...

Adorei o texto, achei muito interessante isso, eu sempre pensava isso também, tentava imaginar como os cegos sonhavam se sonhavam. Parabéns pelo blog. bjs

http://metamorfoserosashock.blogspot.com