terça-feira, 18 de agosto de 2009

O motorista do ônibus.

Motoristas de ônibus costumam estar sempre sérios, parando somente nos pontos de ônibus e fazendo cara feia aos idosos, como se fossem o atrapalhar.
Tenho sorte de ir para a escola num ônibus onde o motorista está sempre bem humorado, por mais que não demonstre sua alegria por meio de palavras e permaneça sempre calado... a não ser para avisar uma deficiente visual que o seu ponto é o próximo.
Basta ver alguém correndo desesperado no meio da rua e ele para o ônibus seja onde estiver e os desesperados entram, sempre ofegantes e agradecendo-o por ter parado. Em relação aos idosos, os trata bem e continua seu trajeto normalmente. As pessoas mais educadas sempre desejam que ele tenha um bom dia de trabalho, o que faz surgir um certo sorriso em seu rosto. Eu percebo o quanto fica feliz quando recebe um elogio.
O ônibus sempre está lotado de crianças cantando musiquinhas, chorando, gritando, rindo; gente falando no celular super alto - às vezes eu acho mais fácil jogarem o celular fora e passarem a se comunicar através de gritos -; pessoas reclamando do dia, do emprego, da vida... Mas, independente do que aconteça lá dentro, sempre está tranquilo e alegre - e por mais que não esteja alegre e que seu dia esteja sendo uma chatice, não demonstra isso -, apesar de acordar, praticamente, de madrugada e passar tantas horas dando voltas pela cidade de Santos.
Agora eu me pergunto: por que tantos motoristas são completamente o seu oposto, se é muito melhor e mais gratificante se comportar como ele? Por que sempre tem um motorista que só falta nos perfurar com visão raio laser ao entregarmos uma nota de dez reais se, no caso dele, basta dizer "Espere um pouco até que eu tenha troco" ?

É, são poucas as pessoas que fazem nosso dia melhor. São gestos quase insignificantes para elas, mas, para a gente, fazem toda a diferença.

0 gotinha(s) de chuva: